O que você faria caso tivesse sangramento nasal regularmente? Ou se percebesse sangramento nas fezes ou urina? Provavelmente procuraria um médico, não é mesmo?
A mesma lógica vale para as gengivas. Em caso de sangramento frequente procure um Periodontista, o Cirurgião-Dentista que é especialista no diagnóstico e tratamento de doenças na gengiva e nos tecidos de suporte.
Precisamos parar de normalizar sangramento gengival e lembrar sempre que GENGIVA SAUDÁVEL NÃO SANGRA.
Mas porque minha gengiva sangra, Dr.?
Sangramento gengival é sempre um sinal de alerta para inflamação. Ele acontece porque nosso sistema imunológico identifica um acúmulo de bactérias naquela região e envia mais células de defesa para aquela região. Ou seja, aumenta o fluxo sanguíneo na área em uma tentativa de combater o inimigo.
Com a área mais irrigada, o sangramento pode acontecer quando escovamos os dentes ou usamos o fio dental, por exemplo.
Essa inflamação, em sua fase mais branda e superficial é chamada de GENGIVITE e se não for tratada evolui para a PERIODONTITE. Nessa fase pode haver perda óssea, mobilidade dentária e até perda de dentes – incluindo dentes saudáveis.
O problema é que doença gengival não tratada pode prejudicar a saúde de forma ampla!
Se essas bactérias chegam a corrente sanguínea podem desequilibrar toda a nossa microbiota e provocar problemas que vão muito além da boca. Como, por exemplo, doenças cardíacas e até partos prematuros.
Além disso, as doenças periodontais são a 2ª causa mais comum de mau hálito.
Prevenir é sempre melhor do que tratar.
A sondagem periodontal é um exame que deveria ser realizado em todas as consultas preventivas realizadas por todos os Cirurgiões-Dentistas, mas infelizmente, na prática não é assim que – muitas vezes – as coisas acontecem.
Por isso, em sua consulta de revisão, pergunte ao seu dentista sobre a sondagem. Ou se preferir, tenha um Periodontista “para chamar de seu.”
Como especialistas, nós vamos avaliar a saúde bucal de forma ampla, sem esquecer das gengivas. Prevenir é sempre melhor e mais barato que tratar. Então, se você não sabe se fez ou não lembra quando fez o último exame, não deixe para depois.