Boca amarga é sinal de mau hálito?

“Sinto um gosto amargo na boca, por isso sei que estou com mau hálito.”

“Além do gosto amargo, tem outra forma de saber que estou com mau hálito”

“Ele não acredita quando eu falo que ele não tem mau  hálito, Dr. Diz que sente gosto amargo na boca e não tem jeito de confiar no que eu falo”

Queixas reais que ouço com frequência aqui no consultório e que causam uma confusão compreensível. Afinal, eu, você ou qualquer pessoa com a sensação de gosto ruim na boca não ficaria confortável porque a associação entre gosto e cheiro é muito rápida, não é?

Mas o gosto ruim na boca, seja ele amargo, metálico, podre…. não é um sinal de mau hálito. A pessoa pode ter gosto alterado e não estar com mau hálito, mas também pode ter mau hálito e não estar com gosto alterado. 

A disgeusia, que é como o gosto ruim é chamado, não tem relação direta com a halitose, ou mau hálito. Aliás, este é um sintoma inespecífico e pode estar relacionado a diversos problemas que vão desde a doença gengival  a amigdalite ou efeito colateral de algum medicamento.

Além disso, não somos bons avaliadores do nosso hálito, seja pelo gosto ruim na boca ou por qualquer autoteste. Então, em caso de dúvidas, o melhor a fazer é perguntar para alguém da sua confiança se a pessoa percebe a alteração. Ou se preferir, procurar um Cirurgião-Dentista Capacitado e fazer uma avaliação profissional. 

Então lembre-se: Boca amarga não é sinal de mau hálito e você não precisa ficar inseguro por causa disso. Se precisar, procure ajuda!

Posts Relacionados

Minhas redes

plugins premium WordPress