- “Mau hálito vem do estômago, né Dr?”
- “Dr. como acabar com mau hálito que vem do estômago?”
- “Qual o melhor remédio para halitose estomacal?”
- “Como tratar mau hálito estomacal?”
- “Problema no estômago dá mau hálito?”
Essas são só algumas das perguntas que eu recebo aqui no consultório relacionando mau hálito e problemas no estômago.
Agora, será que mau hálito vem do estômago e ele é mesmo o vilão dessa história?
Investe seu tempo nessa leitura que eu vou te explicar o que acontece de fato. Vem comigo!
Mas afinal, mau hálito, halitose, ou como se fala popularmente, “bafo”, será que essa alteração vem do estômago?
Sim, mau hálito pode vir do estômago, mas não é uma situação tão comum ou corriqueira como a maioria das pessoas imagina.
A ciência já comprovou que mais de 90% dos casos são de origem bucal e menos de 2% são provocados por alterações no estômago. Justamente por isso, o Cirurgião-Dentista qualificado para o tratamento do hálito é o profissional indicado para o tratamento.
Então porque é tão grande o número de pessoas que acredita que mau hálito vem do estômago?
Sem dúvida esse é um dos grandes mitos da saúde. E uma das hipóteses para que
e o estômago tenha sido tão responsabilizado pela halitose vem do fato de que, quando ficamos muito tempo sem comer, podemos apresentar mau hálito.
Isso acontece devido a hipoglicemia, ou seja, a redução da glicose – que é a principal fonte de energia do organismo. Nestes casos, para manter as funções vitais o corpo queima gordura e nesse processo queima corpos cetônicos, que dão ao hálito o cheiro de fruta estragada ou de acetona.
Os corpos cetônicos chegam à corrente sanguínea e saem pelo ar expirado. Ou seja, saem do pulmão, e não do estômago, como muitas pessoas acreditam.
Por isso que quando a pessoa se alimenta diminui o mau hálito?
Sim, esse é um dos motivos. A halitose cetônica é transitória e quando a pessoa se alimenta o organismo deixa de queimar gordura e ela para.
Mas essa não é a única causa! Ao se alimentar a mastigação estimula as glândulas salivares e por isso produzimos mais saliva. E talvez você ainda não saiba, mas a saliva funciona como um detergente que limpa todo o ambiente bucal, lavando a língua, onde costuma se acumular muita saburra lingual (biofilme).
Outro ponto é que, ao mastigar, o atrito do alimento também contribui com essa remoção, o que diminui a carga bacteriana e – por consequência – da formação dos gases causadores do mau hálito.
Meu caso então é a exceção Dr. Tenho certeza de que no meu caso vem do estômago.
Até pode acontecer, mas decididamente não é na frequência que as pessoas imaginam.
Mau hálito só vem do estômago ou é causado por ele em casos de refluxo associado à hérnia de hiato, divertículo de Zenker ou em alguns tumores.
Agora você já sabe que o estômago não é o vilão da história e que o Cirurgião-Dentista capacitado é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento. Então, em caso de dúvidas, faça uma avaliação.
Ah, e você não precisa esperar uma queixa de mau hálito para prevenir o problema. Todos nós podemos ter alteração no hálito, então, deveríamos fazer pelo menos uma avaliação para ter acesso a prevenção personalizada.